Notícias
CIBERSEGURANÇA: COMO TER NA SUA EMPRESA
Publicado por RK Logic Web a 23 setembro de 2019 as 16:30:16

Cibersegurança: como ter na sua empresa

CiberSegurança

Prejuízo financeiro e perda de credibilidade. Esses são os impactos críticos que qualquer empresa sofre quando negligência a segurança da informação. A Cibersegurança deve ser uma prioridade, independente do setor e tamanho da organização.

Cibersegurança consiste em um conjunto de tecnologias, processos e boas práticas que tem como objetivo proteger redes, computadores, programas e dados, e principalmente, os usuários, contra os ataques, danos ou acesso não autorizado.

O que as empresas devem saber sobre a Cibersegurança

Garantir a segurança cibernética exige esforços coordenados que atingem a todos os departamentos da empresa. Os elementos que fazem parte do tema de Cibersegurança incluem:

  • Segurança das aplicações de negócio
  • Segurança da informação/dados
  • Segurança de rede
  • Recuperação de desastres / continuidade de negócios
  • Segurança operacional
  • Educação / conscientização do usuário final

Um dos elementos mais problemáticos que envolve a segurança cibernética é a natureza rápida e a constante evolução dos ataques virtuais, por isso a importância, por parte das empresas, de terem uma abordagem proativa e preventiva, incluindo um monitoramento contínuo e avaliações em tempo real.

A importância do investimento em Cibersegurança

As empresas precisam estar prontas para agir diante de incidentes de segurança e ciberataques. É preciso ser capaz de prevenir e detectar para poder tratar os ataques virtuais e seus impactos.

Para atingir qualquer meta ou objetivo, é fundamental que as empresas realizem investimentos, que incluem pessoal capacitado e ferramentas capazes de compreender as operações consideradas de rotina e detectar quando elas se afastam de um estado considerado normal.

Ainda sobre o impacto da falta de investimentos e cuidados com a Cibersegurança, por mais desafiador que possa parecer para uma empresa, principalmente aquelas que tem a TI como um meio e não fim, é preciso proteger informações pessoais ​​dos clientes e funcionários, informações financeiras e operacionais contra roubo, divulgação ou alterações não autorizadas, correndo o risco de ser extinta devido a um incidente de segurança.

Buscar a prevenção é a primeira medida contra um ataque

Buscar um plano para a segurança cibernética de uma empresa consiste em objetivos que as organizações precisam alcançar para se considerarem prontas para evitar e tratar incidentes. Embora exista uma vasta lista de ações ligadas à segurança da informação que devem ser aplicadas em uma empresa, a estratégia deve se adequar a realidade de cada organização.

Porém, existem requisitos mínimos necessários para proporcionar a uma organização um nível razoável de cibersegurança, com foco na proteção dos ativos considerados críticos para uma empresa.

  1. Defina metas e objetivos de segurança

Para atingir qualquer meta ou objetivo que envolva a Cibersegurança será preciso um plano que forneça orientação para esses propósitos. A segurança da informação é o objetivo global com várias metas que levam a um estado de prontidão adequado a situações de ataques virtuais e incidentes de segurança.

  1. Realize o gerenciamento de riscos

A Cibersegurança é uma atividade ligada diretamente ao gerenciamento de riscos, que ajuda a identificar os ativos de informações, pessoas, processos de negócios e tecnologias críticas e que são necessários para as operações diárias, cumprimento da missão e continuidade das operações.

  1. Priorize a gestão de identidade

É preciso ter o acesso adequado aos recursos de informação e uma compreensão de como eles são utilizados e por quem. O controle de acesso, autenticação, autorização e relatórios fazem parte de um conjunto de mecanismos que auxiliam no gerenciamento de identidade.

  1. Mantenha constante o monitoramento da rede

Monitorar a rede consiste em controlar, em um contexto de segurança, cada pacote que trafega na rede da empresa. É a possibilidade de analisar quais informações estão fluindo em sua infraestrutura e saber se esse fluxo é seguro.

A busca pela solução ideal

Os elementos descritos acima, além de mostrar alguns dos requisitos prioritários para garantir a Cibersegurança da empresa, ajudam também na escolha de uma solução completa a ser adotada pela organização. A escolha pela solução ideal consiste em conciliar os componentes críticos, os objetivos e metas traçados, adequar a realidade da empresa e onde ela quer chegar no futuro.

A arquitetura de segurança precisa ir além dos itens descritos anteriormente. É preciso garantir que é possível chegar a um nível de segurança evolutivo e adequado a realidade de diferentes tipos de empresa, quanto ao seu tamanho e setor.

Por fim, vale ressaltar que uma empresa precisa alcançar a conscientização de suas operações e utilização de rede. Sem a compreensão de seus ativos mais importantes, entender como seus sistemas de informação e redes operam e como seus sistemas de informação suportam as operações de negócios, uma organização não pode alcançar o objetivo de garantir a sua segurança cibernética.


Comentários (0)